Para virar lei, projeto ainda depende de decisão em plenário da Casa e no Senado
Uma mudança significativa nas regras previdenciárias pode estar a caminho para profissionais que trabalham em condições perigosas e insalubres.
E você METALÚRGICO, não poderia ter notícia melhor.
Veja abaixo os benefícios que podem chegar até você
Mudanças nas Idades Mínimas
O projeto estabelece novas faixas etárias mínimas: 40, 45 ou 48 anos, e período mínimo de contato com ela (15, 20 ou 25 anos, respectivamente).
Para comparação, a reforma previdenciária havia fixado as idades mínimas em 55, 58 e 60 anos para os mesmos períodos de exposição.
A proposta também eleva o valor inicial do benefício para 100% da média das contribuições. Atualmente, a reforma da Previdência determina que o cálculo considere apenas 60% da média contributiva, acrescido de 2% para cada ano que ultrapassar 15 anos de contribuição (mulheres) ou 20 anos (homens).
Profissões e Atividades Contempladas que beneficiam a nós metalúrgicos.
- Trabalho interno com sistemas elétricos de alta tensão (geradores, linhas de transmissão, subestações e redes de distribuição)
Importante: Para essa categoria, a exposição deve ser constante, não esporádica ou intermitente, e é necessária a comprovação da nocividade da função exercida.
Tempo de Exposição por Atividade
A aposentadoria especial será concedida aos trabalhadores do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) de acordo com as atividades exercidas e o tempo de contato com agentes nocivos:
25 anos de exposição:
- Metalurgia
Agora, a expectativa é que o projeto avance nas próximas etapas do processo legislativo para se tornar lei.
SE VOCÊ É METALÚRGICO.
E atua nestas áreas indicadas abaixo e a soma do tempo de registro tenha mais de 23 anos:
- Trabalho interno com sistemas elétricos de alta tensão (geradores, linhas de transmissão, subestações e redes de distribuição)
- Metalurgia (Corte, dobra, solda, tornearias, funilarias, mecânicas, etc..)
- Oficinas mecânicas de veículos (Leves, pesados, inclusive linha agrícola).
- Faça seu cadastro no sindicato para fazer seus cálculos.
A expectativa é que o projeto avance nas próximas etapas do processo legislativo até se tornar lei.
Fique atento! Essa pode ser uma grande vitória para a categoria metalúrgica.
Para ler a notícia na íntegra, acesse: https://extra.globo.com/economia/servidor-publico/noticia/2025/09/comissao-da-camara-aprova-reducao-da-idade-para-aposentadoria-de-quem-for-exposto-a-agentes-nocivos.ghtml